Seja bem-vindo. Hoje é

Seguidores

sábado, 22 de maio de 2010

"Ciúmes"

"Ciúmes" Bom ou Ruim?
Ciúmes= Significado- 1: Sentimento doloroso causado pela suspeita de infidelidade da pessoa amada; zelos. -2: Angústia provocada por sentimento exacerbado de posse.


O primeiro crime da história da humanidade teve como pano de fundo o ciúme. Quando Caim matou Abel, o fez envenenado pelo ciúme. Ao longo da história da humanidade o ciúme tem destruído lares, rompido com amizades, acabado com laços familiares, e invariavelmente não tem sido tratado com a devida atenção. O ciumento duvida de tudo e de todos, exaspera-se, o ciumento tem medo de perder.


As pessoas ciumentas são como todos nós, nossos vizinhos e parentes, talvez com uma diferença: sofrem e muito pelos seus comportamentos e atitudes.


Ás vezes são pessoas com comportamentos bruscamente alterados em relação à namorada(o) ou à esposa(o).


São homens e mulheres possessivos que se agridem, se destroçam e até se matam, tudo por causa do ciúme. O ciúme oprime, constrange, avilta, maltrata, exaspera. O ciumento tem medo de perder. A ação à sua atitude é o choro e a autocomiseração. Por vezes o ciumento fica cego e não consegue ouvir a voz da razão. Chora, pede perdão e torna a fazer de novo, e pior.


Alguns dizem que o ciúme é o amor possessivo é um grande engano, pois o amor jamais é possessivo. I Coríntios 13:4-5. Ao procurar as razões do ciumento, vamos encontrá-lo mergulhado desde a sua infância com ciúmes de seus carrinhos, suas bonecas, dos seus pais, do seu cachorrinho de estimação...

E na maioria dos casos o ciumento(a) tem baixa-estima, e julga-se ultrajado(a), desprezado e é extremamente possessivo. Ao se relacionar no casamento, com o seu cônjuge ele o tem como sua propriedade exclusiva e invariavelmente torna a vida em comum um suplicio e um tormento para ambos.


É comum , quando já estão casados, o cônjuge do ciumento passar a vida toda justificando o que não fez, e somente o faz para ter ou obter um pouco de paz, e pensa que no dia seguinte tudo vai voltar ao normal. Ledo engano. Novamente o ciúme vai eclodir tornando tudo áspero e obscuro. Quantas vezes tantos são acusados sem nada ter feito, ou condenados sem culpa alguma sofrem muito, tudo por causa dos ciúmes e vivem assim infelizes.


O ciumento precisa ser responsabilizado pelas suas atitudes. Precisa saber que o ciúme é pecado e como tal deve ser tratado. Nada difere o ciúme da mentira. Ambos são abomináveis.

Muitas vezes o ciúme é tratado como desvio de personalidade e o ciumento como um coitado. Muitos terapeutas e conselheiros tratam o ciúme com lições de casa, tarefas, deixando de lado as suas conseqüências, como se elas fossem meras casualidades. O ciumento exige, suspeita, e diz que os seus sentimentos dolorosos são as exigências de um amor inquieto, e o seu desejo é o de apoderar-se do outro em todos os aspectos.


O ciumento vai sempre suspeitar do outro, vai sempre achar que o outro é infiel, mesmo que não seja. Por conta disto vai vigiar, revistar bolsos, escutar conversas, vasculhar agendas, rediscar o último número chamado no telefone, olhar para onde o outro olha, vai fazer de tudo para "descobrir" uma infidelidade. Não importa. Aliás, nada importa ao ciumento(a).

No convívio com o ciumento uma coisa é certa: o ciúme vai explodir, mais hora menos hora. O ciúme não respeita nada, ele vai de mal a pior.

E nos nossos púlpitos, como o ciúme é tratado? Ele simplesmente não é tratado. Logicamente há as exceções, e vai corroendo como um câncer e vai transformando e uma mortal e devastadora arma de satanás; Pois é o ciúme é tudo isto e muito mais mesmo porque muitos dos nossos pastores padecem com o problema e não sabem como tratar o assunto.


Quantas vezes o ciúme leva a morte, pois o ciumento é despeitado, invejoso, e por causa disto tem medo e receio de perder alguma coisa. E por conta disto põe tudo a perder, más a Bíblia tem as respostas necessárias para tratar o problema. I João 1:9 "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". Ai esta o segredo de como tratar o ciúme e conseqüentemente o ciumento: tratar o ciúme como pecado e todo pecado deve necessariamente ser confessado, diante de nosso Deus. Concordam?

I Pedro 5:5-7
5-Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
6- Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte,
7- lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Nenhum comentário: